Wednesday, July 7, 2010

Voluntariado e loucura (Volunteering)

Quero fazer voluntariado. Quero dedicar meu tempo a algo que me é muito caro: saúde mental.
No Brasil existem dois modelos para o tratamento de doenças mentais: hospícios e os CAPS - Centros de Atenção Psicossocial. Nos hospícios, o paciente fica internado e isolado de qualquer convívio social, como se fosse um bicho raivoso. Nos CAPS, mesmo aqueles de caso mais sério voltam pra casa todo dia e gozam de atendimento humanizado com atividades que envolvem a comunidade local. Adivinha pra qual dos dois eu quero dar meu apoio?

Achei um paragrafo lindo sobre os CAPS num texto que explicava melhor sobre eles, da uma olhada:

"O compromisso destes serviços, e de cada um de nós, é de retirar a loucura do enclausuramento e do isolamento em que vive há tantos anos. Precisamos perceber que a "loucura" não está só no outro e que, à medida em que a negamos e a afastamos, excluímos do convívio social também as pessoas que dela sofrem. Deixamos de perceber suas particularidades e belezas. Deixamos de tratá-las como cidadãos também. Todos temos o direito de conquistar nossos desejos e de realizarmo-nos como pessoas."
(post inteiro aqui) Grifo meu.

Escrevi pra la perguntando sobre as possibilidades, espero que eles me deem um retorno positivo logo!

2 comments:

  1. E aih, ja responderam?

    Sobre Sao Paulo: ja existe transporte publico noturno? Estava comentando com um amigo espanhol sobre a inexistencia e ele estava inconformado com o fato

    ReplyDelete
  2. Nao me responderam ate agora, acredita?! E quanto ao transporte noturno, infelzimente continua igual...mas como nao saio mais de balada como antes nao eh nada do que eu sinta falta...rs

    ReplyDelete